- Área: 182 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Marc Torra
-
Fabricantes: Formigons Coll, Fustes Esteba, Simon
Descrição enviada pela equipe de projeto. Lembro muito bem da primeira conversa: "Tenho um terreno nesse bairro, bem ao lado do parque. Gostaria de construir uma casa simples, discreta e prática, muito prática!". Talvez ela me falasse daquela praticidade idealizada? Aquela que pensamos que nos levará à felicidade, e então percebemos que o que queremos é soprar uma trombeta ou subir um cume muito alto. Sinto muito, mas o que me interessava mesmo era aquele parque.
Dois planos horizontais de concreto definem essa construção simples que é esticada sobre um prado. Entre o céu e o chão, uma camada de tábuas de madeira estoicamente resiste a ser pressionada, enquanto envolve tudo o que é necessário para ser praticamente feliz.
A casa do parque divertidamente dissolve os limites do seu terreno. No lado sul, há um jardim que a casa contempla abertamente, que se estende para além dos arbustos, integrando-se maravilhosamente no parque. Ao norte, há um pomar ao mesmo tempo encantador e efêmero, que nos lembra a generosidade da terra. E, na rua, escondida pelo vidro, uma árvore de bordo, orgulhosa de sua beleza, nos convida a sussurrar para nós mesmos que nada é o que parece.